É um procedimento utilizado na avaliação de órgãos ou lesões nodulares (tumorações), onde é colhido uma amostra dos mesmos através de agulha fina e longa orientada por imagens de ultrasonografia, o que permite visualizar o percurso da mesma. A amostra é então examinada em laboratório, determinando-se assim a sua natureza (maligna ou benigna) sendo então programado o tratamento mais adequado.
Core Biopsy
O que é?
A core biopsy é uma biópsia realizad com fragmentos do tumor coletados através de uma agulha. Sua realização, em vários casos, pode ser vantajosa pois é uma opção menos invasiva e evita procedimento cirúrgico para coletar material para biópsia.
Como é realizada?
Com a ajuda de um aparelho de ultrassom o local para realização da biópsia é identificado, em seguida se faz a assepsia da área para se infiltrar a agulha. O procedimento é realizado com anestesia local.
A agulha core biopsy é composta por uma parte externa que facilita a penetração na pele e outra interna que com o disparo feito pela pistola penetra no nódulo. Ao penetrar no nódulo o framento deste fica retido em uma pequena cavidade na agulha. Este fragmento é cortado pela parte externa da agulha, e em seguida a agulha é retirada para coleta do material.
Trata-se de um procedimento rápido.