A Ultrassonografia Morfológica de 2º Trimestre é um exame de rotina do acompanhamento pré-natal, em que é feito um estudo minucioso do crescimento do feto, da placenta e do volume do líquido amniótico, a fim de detectar possíveis malformações e anomalias genéticas.
É o exame de escolha para o acompanhamento de malformações já diagnosticadas em qualquer fase da gestação. Devido à sua importância, deve ser realizado por profissional habilitado em Medicina Fetal, o que permite que a maioria das malformações possam ser vistas já nesta época.
Deve ser realizado prioritariamente entre 20 e 24 semanas de gestação, melhor época para visualizar com o ultrassom as alterações anatômicas.
A paciente é orientada a se deitar com a barriga virada para cima e o dorso elevado (aproximadamente 45 graus). O médico espalha um gel transparente, à base de água, na barriga e pelve da gestante. Esse gel serve para facilitar a transmissão das ondas sonoras.
O tempo de duração do exame é de 30 a 50 minutos, dependendo do grau de dificuldade. A duração da ultrassonografia morfológica de segundo trimestre é sempre influenciada por vários fatores, como a posição fetal e o biotipo da paciente e não há necessidade de preparo.